Já se faz tarde… Voltando agora do trabalho, extremamente cansada e refletindo sobre as novidades que tem acontecido na minha vida, me deparei com uma frase que veio em minha mente quando estava chamando o elevador para finalmente chegar em casa:

Eu sou o dono dos tempos e das estações.

Uau! Uma pequena frase que fez meu dia terminar melhor.

Sabe…Os últimos dias não estão sendo fáceis. Talvez tenho vivido uma das fases mais delicadas da minha vida até então. E em tempos de crise, discernir o propósito dos tempos é extremamente essencial pra que a gente não fique andando em círculos ou estagnados. Repito: o propósito dos tempos.

Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu… – Eclesiastes 3:1

Ele é dono do tempo e das estações, mas e nós? O que cabe a nós? Fiquei me perguntando isso depois que vi a tal frase…

Discernir a agenda de Deus. Entender o relógio de Deus, isso basta? Acredito que devemos ir além… Precisamos focar no propósito dos tempos e das estações. A razão daquilo que está acontecendo é o que precisamos discernir, ou seja, o que tem por trás dos acontecimentos, a onde e o que Deus quer estabelecer.

E calma… Não precisamos de super poderes ou rituais espirituais pra isso. O segredo sabe onde está? Na oração e na bíblia. E é por elas que tenho lutado, pois sei que é através da oração que é gerado a confiança em meu coração e é a partir dessa confiança que o Espírito Santo me leva a ler a palavra de Deus e me traz discernimento sobre Seu propósito para mim em cada tempo e estação que Ele me coloca.

Qual é o tempo? Qual é a estação?

Talvez, você esteja no processo de ser plantado em algum solo fértil. É tempo então de prudência, de aquietar a alma, de descanso…

Talvez, você está no processo de criar raízes onde foi plantado. Os fundamentos e princípios. É tempo então de permanecer, persistir, fugir dos holofotes, estar no secreto com Deus…

Ou então, talvez, você esteja no processo em que Deus já estabeleceu os fundamentos corretos e então é hora de sair para fora… É hora do tronco, galhos e ramos crescerem. É tempo de se alimentar cada vez mais da palavra e de oração pra que o crescimento seja saudável…

Ou por fim, talvez você esteja no tempo de dar frutos… A semente já foi plantada em solo fértil, sua raízes já foram estabelecidas e nutridas pela palavra e oração, naturalmente seus frutos irão nascer. É tempo de servir, agir, coragem…

Mas agora, qual o propósito de cada estação? 

Há tempo para todas as coisas, assim como há tempo de uma árvore crescer ou um bebê nascer. Mas pra que tudo ocorra bem, é necessário a sujeição ao processo do tempo e das estações de Deus para que o propósito se cumpra. Discernir Sua voz e obedecer.

Pra onde Ele tem me chamado? Onde eu estou é a onde Ele me chamou para estar? O que tenho feito e o que tenho deixado de fazer, está de acordo com o que Ele planejou para esse tempo? É preciso discernir.

Deus não é pego de surpresa. Ele não se atrasa. Tudo o que Ele faz tem um tempo e um modo determinado. Eu preciso confiar.

O tempo está nas mãos do Criador.

Há tempo que o descanso é necessário. E como é difícil entender isso…  Ainda mais em uma sociedade totalmente ativista e exibicionista, as vezes é tempo de parar tudo e apenas ser Nele o que Ele me chamou para ser. Mas há tempos também que devemos agir com coragem e sair da nossa zona de conforto.

Há tempos e tempos. E ao invés de enlouquecermos buscando saber qual é o tempo de Deus, precisamos buscar estar no propósito. Se estivermos… no tempo certo tudo vai fluir, se encaixar e glorificar a Deus.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Giselle Prado
Ela não veio do interior, mas tem jeito e sotaque de lá. Fundadora do Um Socorro à Meia Noite, 23 anos, formada em Design Gráfico, amante de psicologia e apaixonada pela arte da música e da escrita, acredita que através da sua profissão e dons é possível levar socorro e esperança à meninas imersas na depressão, que sofreram algum tipo de abuso. Ester é o livro que a inspira a prosseguir e não desistir jamais.