Nunca esquecerei o dia em que um amigo, passando por um grande conflito mental e sentimental, pediu conselhos para uma pessoa, referência nos meios de comunicação sobre relacionamentos, e essa figura pública disse que ele precisava entender que existem pessoas que nasceram para permanecer solteiros. Como assim? Quando ouvi e li isso quase tive um infarto! E ele então, ficou mais confuso ainda. Você já ouviu pessoas dizerem isso? Já pensou que talvez seu destino seja ficar solteiro para o resto da vida?

Então veja o que a psicologia nos diz sobre o assunto.

Já ouvi muito frases do tipo “Meu destino é ficar solteiro porque eu já tentei várias vezes e nunca deu certo. Jamais conseguirei alguém que me ame de verdade. Todos que eu gosto não gostam de mim…” Pensar dessa maneira é tomar casos negativos isolados e torná-los um padrão, ou seja, usar algumas situações como referência e achar que elas sempre se repetirão. Isso é uma distorção de pensamento, não acontece dessa forma, mas quando pensamos assim deixamos de aproveitar algumas oportunidades e potencializamos os pensamentos de que vamos ficar só.

Você é dono do seu próprio destino e responsável por suas ações, tudo depende da forma você se coloca diante de cada situação. Seu desejo é ter alguém como companheiro para passar o resto da vida? Então precisa se atentar para algumas questões.

Você sabe quais são suas necessidades? Se conhece tão bem a ponto de reconhecer o seu valor, seus pensamentos, desejos, sonhos e sentimentos e separar aquilo que é teu do que é do outro? Ou passa a viver a vida da outra pessoa, esquecendo da sua? Você da espaço para seu companheiro viver a particularidade dele ou quer manter o controle sobre tudo. Você é uma pessoa com atitude ou sempre espera pelo outro? Como esta sua auto-estima? Sente-se incapaz, inseguro? Confia no seu potencial ou acredita que não tem qualificações o suficiente para alguém querer estar com você? Esta vivendo em um momento em que não quer abrir mão de algumas coisas para conquistas outras? Procura alguém para somar a você ou para suprir uma falta? O que fez que seus relacionamentos anteriores não dessem certo?

Quando se questionar, perceba que o mais importante não é estar solteiro ou acompanhado, mas sim saber o que te faz estar aonde está e como está. Perceber que alguns pensamentos ou comportamentos precisam ser modificados. O autoconhecimento é fundamental tanto para a conquista de um parceiro, quanto para a manutenção de um relacionamento.

Que tal tirar um tempo para preparar o terreno com autoconhecimento para que quando o amor for plantado ele possa brotar e crescer?

(Acompanhe o Namorei: Facebook / Instagram)

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




Jéssica Rodrigues
Psicóloga, 29 anos. Apaixonada por gatos. Amo viver e poder ajudar outras pessoas a encontrarem um sentido para a vida.