Muitas vezes aprendemos algo, levamos para a vida e sofremos com isso, pois, acreditamos que sejam verdades absolutas e não paramos para avaliar as situações e a tentar pensar diferente. Sendo assim, decidi trazer para vocês, algumas frases que ouvimos ou pensamos sobre relacionamento, mas com um olhar mais realista e saudável. 

“Ele(a) vai mudar em nome do amor

A mudança é algo racional e não emocional. O amor não é o suficiente para mudar alguém, ele é um fator muito importante, mas é preciso querer, são as escolhas diárias que determinarão as mudanças. 

Ex: Posso amar alguém, mas não estar disposto a me esforçar o bastante para mudar algo. Posso estar satisfeito com meu jeito e querer alguém que me aceite sem ter que fazer mudanças (sou assim e não vou mudar)…

Existe uma fórmula para a  mudança (Razão + sentimentos + escolha + esforço) e para que ela ocorra  e seja sustentada deve ser realizada diariamente. 

“Os opostos se atraem”

Os opostos podem até se atrair, mas nem sempre permanecer unidos.Ser muito diferente do outro exige um esforço dobrado para a manutenção do relacionamento. Exige maiores mudanças e aceitação. Pois nem tudo é passível de ser modificado, ou seja, quando não posso mudar, preciso aceitar. Você está ou estaria disposto a aceitar ou enfrentar a dificuldade de viver em pólos opostos (personalidade, gostos, cultura, questões éticas e morais, religião e etc…) dentro do relacionamento ?

“Não posso ser feliz sozinho”

Deus criou o homem para viver em grupo, para que um pudesse fazer companhia e ajudar o outro. Mas isso não significa que nossa felicidade depende do outro. A felicidade está baseada no que faz sentido pra nós, na forma como conseguimos olhar para as situações e para nós mesmos. 

Não quero dizer que você pode ser feliz isolado, mas que você pode ser feliz com outras pessoas, mesmo sem ter um relacionamento amoroso. Amigos e família também podem nos trazer amor e segurança.

“Se amo preciso abrir mão de quem eu sou”

 Quando amamos alguém precisamos nos esforçar para dar certo e para isso requer algumas mudanças, porém, precisamos entender que: É preciso mudar comportamentos que sejam para a harmonia do casal, algo que traga benefícios para ambos. 

“Não posso mudar para fazer o outro feliz e viver infeliz”

É preciso abrir mão em alguns momentos, mas em outros manter aquilo que te traz sentido, manter seus valores, sua essência. 

“Se sente ciúme é porque me ama”

Cuidado com esse pensamento! Posso amar e não ser ciumento. Avalie o grau de ciúmes… O ciúme pode ser excessivo e está mais ligado ao senso de posse do que ao amor. 

“Todo relacionamento querer sofrimento então prefiro ficar aonde estou, pois já estou acostumada”. 

Amor e sofrimento não devem andar de mão dadas, pelo contrário, o amor requer cuidado. Existem níveis de sofrimento dentro de cada situação, o sofrimento no tempo de adaptação, sofrimento por tentar fazer algo diferente do seu habitual e o sofrimento pela indiferença, desrespeito, falta de compreensão e abuso por parte do outro. 

Não se acostume com o que te faz mal! Permanecer em algo que não faz mais sentido te impede de encontrar novos sentidos para vida. 

Se permita viver algo novo e estar bem.

(Acompanhe o Namorei: Instagram)

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




Jéssica Rodrigues
Psicóloga, 29 anos. Apaixonada por gatos. Amo viver e poder ajudar outras pessoas a encontrarem um sentido para a vida.