As instruções de segurança nos aviões são claras: primeiro ponha a sua máscara para depois ajudar a pessoa ao lado por a máscara. Garanta primeiro sua sobrevivência, somente vivo você salvará os outros passageiros.

Cuidamos tanto dos outros que não sobra espaço para cuidar de nós mesmos. O auto-cuidado está em alta, sim! Todos falam dele. Mas não deixa de ser verdadeiro.

Colocamos todos em primeiro lugar, não conseguimos dizer não para o outro que pede cuidado. De tanto que dizemos sim para os outros, sobra apenas os nãos, nos autonegamos. O resultado é sobrecarga, estresse, esgotamento e insatisfação consigo mesmo.

E curioso pensar no princípio que rege o maior mandamento que Jesus nos deixou: “Ame o próximo COMO A Tl MESMO”. A intensidade do amor é segundo o amor próprio que cada um tem. Mas como amar o outro se não amo a mim mesmo? Como cuidar do outro se nem de mim eu cuido?

O altruísmo é muito bonito, mas só quando equilibrado com o auto-cuidado. Você que cuida de todo mundo: lembre de cuidar de você mesmo também.

 







Jornalista anunciando boas novas, cristã com senso crítico até dizer chega, devoradora de livros, fã de Jane Austen e defensora dos direitos das mulheres.