Quantas vezes já escutei de pessoas que se dizem cristãs julgamentos como: “Isso é falta de acreditar em Deus” quando alguém relata estar com depressão ou ansiedade. De uma vez por todas, depressão não é falta de Deus, fé ou religiosidade.

Quem dera fosse, resolveríamos apenas com o evangelho. E não estou querendo ironizar porque, sou cristã e já tive depressão. Acontece que essas falas fazem com que nós que acreditamos que estamos sendo péssimos filhos diante de Deus. Faz com que a gente se afaste dEle por acreditar que nem Ele nos ama mais. Já nós sentimos distante da família, dos amigos. Já não sentimos que temos espaço em lugar algum e com essas falas acreditamos que nem no coração de Deus temos espaço mais. Talvez você já tenha falado isso a alguém e não tinha a menor ideia do quanto isso feria. Do quanto isso é devastador.

Sabe, Deus deseja cuidar de nós. Ele deseja que as pessoas ao nosso redor nos ajudem. Ele usa pessoas, então nos momentos difíceis na vida de alguém, seja esse alguém que acalma e acalenta o coração. Escolha curar ao invés de ferir. Ele nos ensinou a estender a mão assim como Jesus fez e ainda faz conosco. O exemplo de amor que Deus nos deixou não implica julgamentos e sim simplesmente amar o próximo, de forma incondicional.

Então, ame como Ele o ama. Ajude como Ele sempre faz por você. Compreenda como Ele entende as suas dores. Tem muita gente que se diz “cristão” mas que não aprendeu nada sobre o amor de Jesus e que ao invés de falar dEle por meio de suas atitudes, só afasta as pessoas de alguém tão especial quanto Deus. Então, antes de julgar alguém com depressão ou ansiedade, repense: Você pode estar sendo tudo, menos cristão.

Alguém com ansiedade ou depressão precisam de ajuda. De sentir que não estão sozinhos e que tem com quem contar. Ninguém tem culpa de acordar com ânsia, ter dores de cabeça, se sentir preocupado com tudo, não ver graça em coisas que amava, sentir que o coração vai saltar do peito, sofrer com insônia ou excesso de sono, sentir que as forças estão esgotadas e ter a sensação de cansaço o tempo todo.

Portanto, saiba ser bênção na vida de alguém. Tome cuidado com as suas palavras e repense na sua forma de agir. E não se esqueça o amor de Deus se revela por meio de nós.







Psicóloga, 25, é aquela que escuta mil vezes a mesma música e tem a risada escandalosa. Não dispensa um sorvete e adora um pastel de feira com muito catupiry, mesmo sendo intolerante a lactose. Encontra paz na oração e vê amor nos pequenos detalhes.