Imagem: @MansanoFotografia

Há algum tempo tenho pensado nos relacionamentos cristãos, tenho observado os casais e olhado para a minha própria vida, além de ouvir muitas e muitas histórias.

Olho para um lado, olho para o outro talvez buscando uma referência, um relacionamento saudável onde Deus reine, vejo alguns, poucos eu diria. E me pergunto: “Por que há tanta gente frustrada, com o coração machucado, sendo que são pessoas conhecedoras da palavra de Deus. O pior de tudo: cristãos se relacionando como o mundo se relaciona. Como assim, Deus? Por quê? Eram esses que eram para darem certos, eram esses que deveriam ser exemplo para essa geração.”

Juro que me peguei durante meses refletindo sobre isso tentando buscar uma resposta, tentando compreender quais os principais motivos para o término, e tentar entender qual a maior dificuldade dessa geração quando se fala nas coisas ligadas ao “coração”.  Então achei uns pontos, mas não irei generalizar para todos as causas de fins e fracassos, e com isso, poder te alertar e te ajudar a ficar vigilante, ou até te incentivar a tomar uma atitude diferente de muito outros cristãos.

É certo que hoje os relacionamentos estão conturbados, talvez seja mais um mal desse século, dessa geração que vive correndo, os envolvimentos acontecem sem propósito, sem Deus, que não sabe o motivo de namorar, e outra, cristão em julgo desigual.

Um relacionamento cristão é feito com Jesus no centro, quando você já se conhece, já sabe seu chamado, confia em Deus e está com o coração tranquilo Nele. Ambos se ajudam, levam um ao outro para mais perto de Cristo, entendem as dificuldades, mas estão buscando melhorar em Cristo. Como eu vi o pregador Paul Washer falando e me impactou muito “O Senhor tem me chamado a entregar a minha vida, a perder minha vida, para cuidar da sua filha”, e citou o exemplo de caso a sua esposa sofresse um acidente e ficasse desfigurada, ele estaria ali com ela, até o fim, porque Deus o chamou para fazê-la feliz.

Outro ponto também, acho que talvez seja o número 1: A pressa. São garotos e garotas namorando com 12, 13 anos, e sério, ainda são como crianças na fé, não sabem o tanto de coisa que Deus ainda tem para fazer na vida deles. Uma moçada que era para estar com o foco em Jesus, nas coisas loucas desse Reino, começar a se aventurar nesse amor, mas não, estão preocupados com o namoro. Começa a partir daí um efeito dominó de sofrer aqui e levar para frente. Sei que não dá para generalizar, mas raras são as exceções. Por isso, exceções. E muitos e muitos outros motivos. Gente que mente, que não tem o caráter de Cristo e nem busca ter, que só se aproveitam da fé que a pessoa tem em Deus para conseguir ficar com ela, ciúmes excessivo, possessividade, traumas de relacionamentos anteriores e por aí vai.

Sem levar em consideração que está estampado, aonde você olhar, nas redes sociais, novelas, nos filmes de Hollywood: você só é feliz quando casar. E fim. Casou, e esse é o ponto máximo em sua vida. Porém te digo uma coisa, não espere casar para descobrir quanta coisa você podia ter feito solteiro (a) para Jesus, com seus amigos e com a sua família. Não me refiro que se você casar acabou sua vida, digo o contrário, você irá viver muitas coisas, mas totalmente diferentes das quais você viveria sozinho. As duas coisas são boas, mas precisa desfrutar com liberdade cada momento. O nosso maior problema é de confiar em Deus, é o medo de ficar sozinho, e muitos outros. Não crendo que Deus separa uma pessoa para nós. E enquanto essa confiança não é depositada em Deus: decepção, decepção, decepção.

E sabe o que Deus diz para tudo isso, quando Deus vê seus filhos totalmente confusos e deixando se contaminar com os exemplos ruins deste mundo? “Guarda o teu coração (provérbios 4:23), não te apressas (provérbios 19:2), me ame acima de tudo (Marcos 12:30), já está tudo preparado (Jeremias 29:11), tudo tem o seu tempo (Eclesiastes 3)”.

E o que eu digo para você é: hoje é o tempo de tomar atitudes diferentes, renunciar às suas vontades, ser louco (a) por Jesus, ir e falar à essa nação que há salvação em Cristo. Sabe por quê? Isso aqui tudo é passageiro, tudo passa, você é chamado por Deus a fazer diferença. Maior é o que está por vir, maior é o que Ele nos prometeu. Faça parte de uma juventude que escuta a sua voz, que ama, que vive, que é livre em Jesus. Esse é o momento.

É tudo no tempo de Deus, porque Deus é o maior interessado na sua felicidade, e Ele vai colocar alguém em sua vida que ama tanto a Jesus, que a única razão de ele ter te escolhido foi exatamente essa: Jesus. Deus une propósitos, chamados, mas você precisa dar uma forcinha para Ele, não é? Para de ficar chorando, dizendo que está sozinho, se você soubesse como Ele te ama e o quanto Ele faz para te livrar do perigo não estaria assim, ou até estaria, mas com um sorriso no rosto e crendo.

Eu não tenho todas as respostas mas se você está passando por um momento difícil no seu relacionamento com alguém, reflita, ore, tenha certeza da sua decisão, por que a gente sabe lá no fundo quando Deus fala, quando há paz e você vê objetivos e propósitos sendo ligados por Ele. Se você está namorando, amém, que Deus seja o motivo de estarem juntos. Se não, ore bastante e o coloque em primeiro lugar. Se está solteiro (a) seu namorado é Jesus, Ele preenche cada espaço do seu coração.

Ele nos amou primeiro (I João 4:19)







26, Fortaleza. O que mais busco é ser semelhante a Cristo, e refletir esse amor que um dia me alcançou.