“Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável.” (Filipenses 4:8)

Tenho me questionado nestes tempos em que sempre estamos querendo olhar para a grama do vizinho porque ela parece sempre estar mais verde. São tantas queixas como: “a vida do outro é mais divertida, mais feliz, eles não passam pelos problemas que eu passo.” E assim começamos a nos alimentar do que os outros tem feito, compararmos a nossa vida com as deles e inconscientemente nossos comportamentos se tornam uma cópia de outras pessoas. Nossa identidade começa a ser perdida, começamos a nos moldar de acordo com o outro diz que é melhor, pegamos traços, atitudes que possam parecer que eu sou uma pessoa mais legal. Quando damos conta, estamos dentro de uma prisão, a liberdade de ser que realmente somos já não existe mais.

Não há ganho na comparação. E para evitar que caminhemos de acordo com o que a banda toca, e não baseado naquilo que Deus quer, devemos tomar algumas precauções, e devemos começar a vigiar os nos nossos pensamentos a respeito de nós mesmos. Devemos nos perguntar: “Será que os meus pensamentos ao meu respeito são verdadeiros, nobres, puros, amáveis, admiráveis?”

Seus pensamentos têm sido verdadeiros? Pode ser que você esteja vendo uma imagem distorcida de quem você realmente é, e esteja se moldando de acordo com o que te dizem para ser. Pode estar vivendo apenas uma ilusão de ter um feed legal, mas é a realidade é que você não está tão feliz assim, que você só quer mesmo que as pessoas achem algo que você não é e não vive.

Você tem tido pensamentos nobres a respeito de si? Você deve saber que uma filha do Rei, da mais alta realeza, é amada, aceita e livre. E Ele te deu uma identidade, tem algo em você, dons e talentos, que são só seus, particularidades que são só suas. Cuidado para não estar querendo se tornar alguém que você não nasceu para ser, é um passo para a infelicidade.

Tem tido pensamentos corretos e bons que agradam a Deus? Muitas vezes temos pensamentos ruins, porque não nos conhecemos direito, e que acabam nos levando a pecar, a ir contra aquilo que acreditamos. Pensamentos desagradáveis sobre si podem fazer você não ser grata a Deus por ter te criado, e acabar não vendo a real beleza que há em dentro e fora de ti.

E você tem visto seu coração puro? Você deve ver seu coração como um território de Deus, que é cuidado e regado por Ele. Não pode deixar qualquer um entrar e fazer o que quiser. Seu corpo é morada do Espírito. Cuidado menina, não deixem que rapazes se aproximem de você apenas pelo o que eles veem, coloque limites.

E também há pensamentos amáveis a respeito de você? Amar as suas qualidades e até aquelas imperfeições, que você acha que são um erro mas que não são, nos liberta. Estar querendo sempre um padrão de beleza nos aprisiona. Um Deus perfeito só poderia ter criado alguém tão perfeita como você. E se alguém não soube valorizar seu corpo, suas marcas, seu sorriso escandaloso, suas piadas sem graça, seu jeito meio torto de demonstrar afeto, pode ser que talvez ele não mereça alguém tão especial como você.

Você é incrível garota, se olhe no espelho e comece a pensar, falar e agir como uma pessoa que é amada, que se ama e que transborda amor. Você não pode nunca esquecer que é de um valor inestimável para Deus, tão preciosa que Ele deu Jesus para você. Ele pode te curar, te mostrar quem realmente você é, seu propósito e quantas pessoas você irá alcançar simplesmente sendo verdadeira consigo mesma.

Título inspirado no vídeo do canal de Thays Lessa “Não há ganho na comparação”.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Maria Clara
23, Fortaleza. O que mais busco é ser semelhante a Cristo, e refletir esse amor que um dia me alcançou.