Quando eu era uma mulher solteira, eu me lembro das pessoas me falando coisas como “Certifique-se de casar com um homem com um caráter cristão!” Ou, “Certifique-se de conhecer o verdadeiro coração dele.” Ou, “Não se contente com nada além de um homem verdadeiramente focado em Cristo”.

Certo. Eu aprecio o conselho… e concordo. Estas são coisas boas que eu quero em meu futuro esposo.

Mas como no mundo, eu devo saber como um homem de caráter realmente se parece (na vida real)? Como faço para discernir entre um cara muito legal e um cara com um caráter genuinamente piedoso? E falando sério, como eu realmente meço o caráter de um cara em primeiro lugar? Pois não é como uma peça física de madeira que você pode envolver uma fita métrica ao redor … então, como no mundo isso funciona?

Se você já ouviu comentários semelhantes e fez perguntas como as minhas, você não está sozinha.

Casar-se com um homem de caráter piedoso parece ótimo se soubermos avaliar seu caráter na prática, caso contrário, nós não vamos avaliar corretamente. Não vamos medir com as ferramentas certas.

Só porquê ele vai a igreja, junta-se a um estudo bíblico, e é divertido, não significa que ele tem um bom caráter. E apenas porquê ele se dá bem e ama passar tempo com você, não significa que ele é uma boa opção para casar.

Em vez disso, você precisa fazer perguntas como: “Que tipo de caráter este garoto tem?”, “Onde está o coração dele em relação ao que a Palavra de Deus ensina?” e, “Ele ama verdadeiramente ao Senhor e isso é evidente em suas ações?”

Neste post, eu quero te mostrar uma forma simples, bíblica e prática  de medir o caráter de um garoto.

Isso não precisa mais ser um mistério. Ao usar essa lista, você pode descobrir rapidamente como um rapaz é ou não centrado em Cristo. Você não precisa perguntar se ele é um homem de Deus … você pode realmente descobrir isto.

Então vamos mergulhar de cabeça.

Usando uma série de questões com bases bíblicas, você pode de forma rápida discernir que tipo de caráter qualquer rapaz tem. Esta lista não é exaustiva, mas é um ótimo ponto de partida.

1. O que ele acredita sobre a Bíblia?

Esta pergunta é fundamental e revelará muito a respeito do garoto. Ele defende a Bíblia como a própria e verdadeira palavra de Deus (2 Timóteo 3:17)? Ele constrói sua visão de mundo e suas crenças nas verdades reveladas na Escritura (Salmos 19)? Ele procura a palavra de Deus como a autoridade suprema em sua vida? Ele crê que a Bíblia é verdade e aplicável em sua vida hoje?

2. Como suas ações e palavras se alinham com cada uma das seguintes áreas? (Isso é fundamental)

SALVAÇÃO (Romanos 10: 9): Esse cara é um crente genuíno de Jesus Cristo? Ele entende a mensagem do evangelho (Jesus morreu na cruz por seus pecados, ressuscitou para a vida, e o único caminho para o céu é através da crença nEle)? Sua vida mostra as marcas de um verdadeiro cristão (Romanos 12: 9-21)?

IGREJA (Efésios 4:16): Ele valoriza a igreja e vê a importância de ser ligada a um Corpo local? Ele se submete à liderança divina de uma igreja bíblica? Ele procura maneiras de se envolver e servir seus irmãos e irmãs em Cristo dentro do Corpo?

FAMÍLIA (Efésios 6: 1-3): Ele honra seus pais na maneira como fala com eles ou no modo como fala sobre eles? Ele respeita a liderança que Deus colocou sobre ele através de seus pais, mesmo quando ele não concorda? Como ele trata seus irmãos?

AUTORIDADE (Hebreus 13:17, Rom. 13: 1): Se são seus pais, pastor, chefe ou professores – como ele responde à autoridade? Ele é respeitoso com essas pessoas ou rebelde?

INSTRUÇÃO (Pv 19:20): Como ele responde à correção e instrução em sua vida? Ele tem um espírito humilde e ensinável, ou tem um coração orgulhoso e arrogante? Ele procura sabedoria e conselho externos, ou tenta descobrir tudo por conta própria?

TRABALHO (Provérbios 21: 5, Col. 3:32): Que tipo de ética de trabalho esse cara tem? Ele é trabalhador ou preguiçoso? Ele toma a iniciativa em seu trabalho (ou trabalho escolar) e as conclui? E em seu trabalho, qual é a sua motivação motriz que o faz trabalhar? É para a glória de Deus ou para sua própria glória?

CASAMENTO (Ef 5: 25-33): O que ele acredita sobre o casamento? Será que ele entende o propósito no projeto de Deus para o casamento ser entre um homem e uma mulher? Ele valoriza seu papel dado por Deus como homem e seu como mulher? Ele acredita que o casamento é uma aliança séria e eterna?

PUREZA SEXUAL (1 Tessalonicenses 4: 3-5): A maneira como um homem lida com a pureza sexual diz muito sobre seu caráter e desejo de honrar o Senhor. Ele valoriza a pureza sexual e luta por ela em sua vida privada? Ele conduz seu relacionamento no caminho da pureza, ou ele é mais propenso a transgredir e ao pecado sexual?

IDENTIDADE (2 Cor. 5:17): Onde ele encontra sua identidade? É em suas habilidades atléticas, sua educação, status, seu trabalho, suas paixões ou algo similar? Ou, está claro que sua identidade está firmemente enraizada em seu relacionamento com Cristo e seu propósito como cristão?

PECADO (1Jo 1: 8-10): Quão sério ele leva o pecado em sua vida? Ele odeia o pecado ou justifica isso? Ele confessa seu pecado sozinho, ou ele geralmente é pego/confrontado sobre o seu pecado? Ele está genuinamente arrependido com um coração humilde ou está simplesmente chateado por ter sido flagrado?

Essa lista é um excelente ponto de partida para avaliar genuinamente o caráter de alguém de acordo com a palavra de Deus.

Então, como o caráter do seu rapaz se adequa a isso? Seja honesta agora. De acordo com a palavra de Deus, ele tem caráter piedoso ou caráter ímpio? Baseado nesta verdade, ele é um cara que seria sábio ou tolo para conhecer?

Eu não estou dizendo que ele tem que ser perfeito (nenhum de nós é sequer próximo); mas ele está se esforçando intencionalmente depois das coisas acima? Ele está buscando ativamente a Deus e crescendo como cristão? Esse é o objetivo de todos nós.

Quer você esteja em um relacionamento romântico ou não, eu oro para que esse teste de caráter seja útil para você. Encorajo-a a usar isso agora e no futuro sempre que um cara entrar em sua vida: Coloque seu caráter para o teste.

Não se contente com um cara que não está interessado em honrar a Deus com sua vida.

Autora: Kristen Clark.

Tradução autorizada de um artigo de Kristen Clark publicado originalmente no Blog “Girl Defined”, traduzido por Maria Clara Carvalho e publicado em Português no blog Namorei.
Qualquer reprodução deste texto deve ser devidamente informado às autoras em seu blog Girl Defined.