Deus disse no dia em que criou a mulher, que não era bom que o homem estivesse só. E é bom mesmo que você tenha um companheiro para estar ao seu lado, caminhar junto à você, e ambos ajudarem um ao outro a permanecerem fiéis a Deus.

Porém, o que vemos hoje são jovens literalmente desesperados para namorar, que veem o fato de estarem acompanhados como a única forma de serem felizes. E em razão disso, acabam em uma busca frenética por um namorado(a). Focam nisso e deixam o Reino de Deus para depois, esquecem onde seu coração realmente deve estar, nas coisas do céu. Acabam deixando se envolver com uma pessoa que não é do agrado de Deus, e levando assim à frustração e a decepção. Isso tudo porque não sabem ou se sabem, não tem paciência para esperar.

A mensagem de hoje está em 1 Coríntios 7:32-34

Eu quero livrá-los de preocupações. O solteiro se interessa pelas coisas do Senhor porque quer agradá-lo. Mas o homem casado se interessa pelas coisas deste mundo porque quer agradar a sua esposa e por isso é puxado para duas direções diferentes. Quanto às mulheres, tanto as viúvas quanto as solteiras, elas estão interessadas nas coisas do Senhor porque querem se dedicar de corpo e alma a ele.”

Então, o que deve fazer para ter paciência?

Primeiramente é confiar em Deus, saber que Ele tem algo muito bom, muito melhor guardado para você, e que você tenha consciência da dependência que precisa ter Nele para fazer a escolha certa. Deus primeiramente deve ser SUFICIENTE em sua vida, pois é Ele que preenche cada vazio, cada espaço do nosso coração e nos completa verdadeiramente. E enquanto você espera, você se melhora, descobre quem você é, o que você deseja em seu companheiro(a) e o que o Pai ensina a respeito das características que ele(a) deve ter. Ou seja, vai para a Bíblia.

Em seguida, a palavra diz para você cuidar das coisas do Senhor. Sendo assim, ponha o Reino de Deus em primeiro lugar e as demais coisas serão acrescentadas. Lembra desse versículo? Pois é. É essa fé consciente que nos faz ter paciência e que não gera ansiedade em nosso coração, nos livra dessa preocupação de estar buscando alguém, porque o que é para ser nosso, está guardado em Deus. E de fato, a pessoa chegará sem a gente fazer nenhum esforço. Pode ser um amigo(a) que está a tempo ao seu lado e você nem percebeu, pode ser um rapaz (moça) que acabou de chegar na igreja, ou pode ser alguém que você tem sentimentos e não é recíproco e depois gera a reciprocidade. Deus é um Deus criador de histórias, creia nisso. Pode ser você indo fazer missões do outro lado do mundo, e do nada está lá a pessoa, ambos servindo a Deus e tem um encontro. Você não estava ali buscando alguém para se relacionar, mas foi presenteado por seu Pai. Irado, não?

Voltando as pessoas ansiosas, o que acontece é que quanto mais você se envolve e acaba dando errado, mais experiências ruins você acaba carregando, e assim, levando o que não foi bom para frente, para outro relacionamento. Então, guarde o seu coração para quem realmente irá se importar com ele, e descanse em Deus. Porque assim, quando ambos se encontrarem, tornará as coisas mais fáceis, pois antes já estavam se preparando, esperando, gerando frutos e não armazenando coisas ruins, me entende?

Meu conselho é que você ore para que nesse momento de espera, Deus mostre novos horizontes e que você descubra novas coisas à respeito de você, dons para ser usados em favor do Reino. Estude, saia com os seus amigos, sirva à Deus e às pessoas com amor… Se cure, se liberte (se preciso for), se ame. Se torne a pessoa ideal. Pois quando você menos esperar uma pessoa irá te amar do jeito que você é, te respeitar e ambos servirão à Cristo. E se caso isso não acontecer de uma forma tão rápida, como foi o caso de seus amigos que se casaram aos 20, estará tudo bem. Você terá a maturidade de aceitar que independente da sua situação, é o melhor para você naquele momento. O Pai não te esqueceu, não ama a outra pessoa mais que a você, ou qualquer outra dúvida que possa passar em sua mente. Simplesmente a soberania de Dele é algo indiscutível. E isso nos conforta porque Ele sabe, Ele cuida e Ele tem o controle.

A gente busca o Reino a Deus não para ter algo em troca, para ter um marido ou esposa, uma vida feliz, nós o buscamos porque O amamos porque Ele nos amou primeiro, pois foi Ele quem nos deu uma grande prova de amor só para restabelecer a intimidade que havíamos perdido.

E assim, desculpa te informar, mas nós vamos ter aflições mesmo, talvez Deus não vai te livrar da situação porque foi você quem fez a escolha errada, e você que tem que sair dessa, essa é a realidade, não tem contos de fadas. Você vai ter que passar tempo em intimidade com Deus, cortar os contatinhos, parar de querer ter um crush só porque se não tiver vão falar de você. Ou vai ficar perdendo tempo com quem está só te enrolando? A gente precisa tomar atitudes de obediência para ter o que é bom de verdade, aquilo que vem de Deus.

De uma vez por todas, entenda que Deus vê nosso coração, as nossas intenções, e isso sim tem colheitas eternas. Porque com certeza, você será a noiva do maior casamento de todos, entende? Será você e Jesus lá no grande dia. Portanto, coloque suas expectativas nesse casamento. Nesse encontro. Nesse dia. Que seu coração queime de amor pelo Seu noivo Jesus. Isso é o que deve estar em seu coração todos os dias.

Portanto, ore quando você estiver se sentindo sozinho, carente, rejeitado, para que Jesus possa te lembrar o quanto Ele te ama, o seu real valor e o quanto você é importante para Ele.

E tenha a plena convicção que antes de receber o que se espera, é preciso aprender a confiar nos planos Dele para a sua vida.

 







26, Fortaleza. O que mais busco é ser semelhante a Cristo, e refletir esse amor que um dia me alcançou.