“Mais um Dia dos Namorados sozinho”, você dever ter pensado hoje ao ouvir seus amigos comentando sobre os jantares românticos e presentes que prepararam para a namorada.

Mas calma, eu sei que você está consciente de que começar um relacionamento é um passo muito importante e deve ser feito com responsabilidade. Sei também que você espera por alguém especial. Aquela que será a mulher da sua vida e a mãe de seus filhos.

As mulheres perguntam ao longo dos séculos: afinal o que querem os homens? E você está cansado de ser rotulado por aquele estereótipo de que homens só querem beleza. Me entendam: estou falando de homem de verdade; cristão, inteligente, íntegro e honrado.

O que muitas mulheres não sabem é que homens só querem respeito. Ser respeitado é tudo o que eles buscam e precisam. O homem foi criado para ser respeitado, é uma necessidade intrínseca. Concluímos isto ao observar os papéis conjugais que Deus planejou para a união de homem e mulher em Efésios 5.33: “… e a mulher trate o marido com todo o respeito”.

Me parece que Deus deixou muito explícito esta necessidade através da própria constituição física e emocional do homem: seu racional mais aguçado para fazer sacrifícios e tomar decisões importantes em prol de sua família, seu corpo mais forte para servir de escudo protetor, seu coração prático para prover e liderar.

Sua hombridade para ser o sacerdote do lar, para carregar nas costas a alta exigência e responsabilidade de amar uma mulher e cuidar de uma família. Tudo isso é tão digno que o homem deve ser respeitado e honrado por tudo o que faz.

Então rapazes, por que aceitar menos do que Deus planejou para você? Não se submeta a um relacionamento que desrespeite sua moral. Nem aceite estar no meio de um triângulo amoroso em que seu coração é desrespeitado.

Não se desvalorize em uma situação em que a menina não sabe se quer um relacionamento com você, mas te mantém por perto para alimentar o ego de ter um rapaz interessado por ela. Ou então, uma moça que é controladora e quer manipular toda sua vida.

Por que se conformar com alguém que em vez de te incentivar, te desanima, que não te apoia em seus projetos e sonhos? Alguém que não valoriza seu trabalho árduo, sua iniciativa e coragem. E que te desrespeita tanto a ponto de te humilhar na frente de outras pessoas.

Você não precisa disso! Deus planejou um relacionamento para você baseado em respeito e amor, como o de Sara e Abraão. Quando aos olhos de todos, ele parecia louco ao obedecer a Deus e sair sem rumo para uma promessa invisível, Sara continuou ao seu lado o apoiando e confiando na sua liderança. E sonhou junto com ele em habitar na terra prometida.

Lembre ainda da mulher virtuosa de Provérbios 31. Não sabemos o seu nome, mas sabemos que ela só fazia o bem para seu esposo em todos os dias de sua vida. Tamanho era o respeito por ele, que ela fazia seu nome conhecido e estimado por todos da cidade. Isso que eu chamo de dar honra, meus amigos! Isso que é uma mulher virtuosa que você sabe que sempre estará ao seu lado te apoiando e amando.

Talvez você tenha que passar mais um Dia dos Namorados sem o afago de um abraço de uma linda e amável garota. Mas, por enquanto, é uma decisão sábia para que nos próximos Dia dos Namorados você possa estar em boa companhia. Com alguém que realmente te respeite. Que faça valer a pena e que tenha potencial para construir uma família com você no futuro.







Jornalista anunciando boas novas, cristã com senso crítico até dizer chega, devoradora de livros, fã de Jane Austen e defensora dos direitos das mulheres.